Telas

Esta tela pode ser acessada pelo Menu (Arquivo/Configuração de Telas)

Telas

Estas planilhas são responsáveis pela configuração das telas do usuário

Após selecionar uma tela já existente ou criar uma nova, teremos a tela de configuração com os seguintes campos :

No campo “Nome” deve ser colocado o nome da Tela que será também utilizado para gerar o arquivo em disco.

No campo “Descrição” descreve-se a atividade desta tela.

No campo Nível deve-se colocar o nível de acesso desejado para o Sistema de Segurança.

Possui na parte de baixo os botões para selecionar a cor de fundo, a figura a ser utilizada como fundo (nos formatos bmp ou jpeg) e o botão Atualizar que criará uma nova tela ou abrirá a tela para edição caso ela já exista.

Possui ainda uma opção para ajustar a figura selecionada ao tamanho da tela.

O botão logo a direita da figura irá apagar a figura selecionada.

Após esta parte , será aberta a nota tela com as configurações iniciais selecionadas e também uma barra com os componentes a serem utilizados para desenhar esta tela.

barra edição

Na seqüência temos:

fechar edição Este botão habilita/desabilita a tela com as propriedades do componente selecionado.
edição Botão do modo de desenho, ou seja sempre que este botão estiver acionado a tela estará no modo de desenho, podendo-se alterar qualquer componente ou criar-se novos. Nesta situação também é possível mover ou redimensionar os componentes com a utilização do mouse.
texto Botão para criar um campo de texto.
edição Botão para criar um campo texto o qual irá representar o valor de uma TAG.
edição Botão de caixa de edição que possui a característica de atualizar o valor de uma TAG associada. Esta operação sempre ocorre quando a caixa de edição perde o foco (a tecla TAB ou a tecla ENTER for acionada).
botao Botão para criar um componente padrão ‘Botão de comando’ a ser utilizado para comandar uma ação. Para tanto, possui a propriedade CComando que na realidade é uma matemática de até 50 linhas que serão executadas ao acionar este botão.
gauge Botão de imagem, irá colocar uma imagem a ser selecionada pelo usuário. Além de representar uma imagem na tela, possui a propriedade CComando que na realidade é uma matemática de até 50 linhas que serão executadas quando ocorrer um duplo click neste componente.
gauge O Botão de Gauge , que irá representar graficamente um valor entre o mínimo e o máximo pré determinados.
checkbox O Botão de CheckBox , que irá representar graficamente o valor de uma TAG booleana.
gauge O Botão de Shape desenha várias formas geométricas coloridas na tela.
gauge O Botão de Trend irá criar um gráfico de tendência de até 8 TAGs. Este componente poderá ser utilizado mais de uma vez em cada tela.
salvar Botão de Bevel para desenhar contornos na tela.
salvar Botão para salvar a configuração atual da tela.
fechar edição Botão para sair da edição de telas.
biblioteca Botão de acesso à biblioteca de componentes

propriedades Para todos estes componentes temos uma tela de propriedades, a qual poderá ser visualizada com o acionamento do botão do mouse sobre o componente a ser analisado. Uma vez que esta tela estiver aberta poderemos alterar as várias propriedades do componente selecionado.

OBS : A proriedade Editor de alguns componentes abre uma tela de configuração a parte.

Os botões trazer para frente (trazer para frente) e enviar para trás (enviar para trás) definem as posições dos componentes no eizo Z.

A propriedade "Comando" de alguns componentes abrirá uma matemática de até 50 linhas que serão executadas quando o componente for acionado. (Alguns componentes possuem comandos de acordo com eventos (ON, OFF, UP, DOWN)

Além destes componentes descritos acima, temos no menu Opções uma chamada da Bibioteca de Componentes, com componentes diversos e a todo instante estaremos criando outros.

Bibioteca de componentes