Esta tela pode ser acessada pelo Menu (Arquivo/Configuração de Telas)
Estas planilhas são responsáveis pela configuração das telas do usuário
Após selecionar uma tela já existente ou criar uma nova, teremos a tela de configuração com os seguintes campos :
No campo Nome deve ser colocado o nome da Tela que será também utilizado para gerar o arquivo em disco.
No campo Descrição descreve-se a atividade desta tela.
No campo Nível deve-se colocar o nível de acesso desejado para o Sistema de Segurança.
Possui na parte de baixo os botões para selecionar a cor de fundo, a figura a ser utilizada como fundo (nos formatos bmp ou jpeg) e o botão Atualizar que criará uma nova tela ou abrirá a tela para edição caso ela já exista.
Possui ainda uma opção para ajustar a figura selecionada ao tamanho da tela.
O botão logo a direita da figura irá apagar a figura selecionada.
Após esta parte , será aberta a nota tela com as configurações iniciais selecionadas e também uma barra com os componentes a serem utilizados para desenhar esta tela.
Na seqüência temos:
Este botão habilita/desabilita a tela com as propriedades do componente selecionado. | |
Botão do modo de desenho, ou seja sempre que este botão estiver acionado a tela estará no modo de desenho, podendo-se alterar qualquer componente ou criar-se novos. Nesta situação também é possível mover ou redimensionar os componentes com a utilização do mouse. | |
Botão para criar um campo de texto. | |
Botão para criar um campo texto o qual irá representar o valor de uma TAG. | |
Botão de caixa de edição que possui a característica de atualizar o valor de uma TAG associada. Esta operação sempre ocorre quando a caixa de edição perde o foco (a tecla TAB ou a tecla ENTER for acionada). | |
Botão para criar um componente padrão Botão de comando a ser utilizado para comandar uma ação. Para tanto, possui a propriedade CComando que na realidade é uma matemática de até 50 linhas que serão executadas ao acionar este botão. | |
Botão de imagem, irá colocar uma imagem a ser selecionada pelo usuário. Além de representar uma imagem na tela, possui a propriedade CComando que na realidade é uma matemática de até 50 linhas que serão executadas quando ocorrer um duplo click neste componente. | |
O Botão de Gauge , que irá representar graficamente um valor entre o mínimo e o máximo pré determinados. | |
O Botão de CheckBox , que irá representar graficamente o valor de uma TAG booleana. | |
O Botão de Shape desenha várias formas geométricas coloridas na tela. | |
O Botão de Trend irá criar um gráfico de tendência de até 8 TAGs. Este componente poderá ser utilizado mais de uma vez em cada tela. | |
Botão de Bevel para desenhar contornos na tela. | |
Botão para salvar a configuração atual da tela. | |
Botão para sair da edição de telas. | |
Botão de acesso à biblioteca de componentes |
Para todos estes componentes temos uma tela de
propriedades, a qual poderá ser visualizada com o acionamento do
botão do mouse sobre o componente a ser analisado. Uma vez que
esta tela estiver aberta poderemos alterar as várias propriedades
do componente selecionado. OBS : A proriedade Editor de alguns componentes abre uma tela de configuração a parte. Os botões (trazer para frente) e (enviar para trás) definem as posições dos componentes no eizo Z. A propriedade "Comando" de alguns componentes abrirá uma matemática de até 50 linhas que serão executadas quando o componente for acionado. (Alguns componentes possuem comandos de acordo com eventos (ON, OFF, UP, DOWN) |
Além destes componentes descritos acima, temos no menu Opções uma chamada da Bibioteca de Componentes, com componentes diversos e a todo instante estaremos criando outros.